O Baryonyx foi descoberto em 1983, na Inglaterra, pelo explorador amador William Walker. Pouco tempo depois um grupo de cientistas do Museu de História Natural de Londres – liderados por Angela Milner e Alan Charig – foi enviado ao local para escavar o fóssil, eles encontraram cerca de 70% do esqueleto, com o crânio, uma das estruturas mais frágeis.

Ele media cerca de 9 metros de comprimento e 3 de altura, pesando entorno de 1,5 tonelada. Seu nome, “garra pesada”, vem do latim (“barys” pesado e “onyx” garra). Sua dieta se basearia, na maior parte, em peixes e talvez em carcaças de outros animais, (as duas teoria são afirmadas pois encontraram restos de escamas e ossos de iguanodonte nas suas entranhas) já que seus dentes têm serrilhas (como outros carnívoros). Embora talvez seus dentes não fossem tão resistentes para rasgar a carne, pode ser que ele usa-se as garras.
Seu focinho era comprido, parecido com o de um crocodilo, e tinha cerca de 95 centímetros de comprimento. O Baryonyx era semi-aquático e por isso, seu focinho ficava para cima, para respirar enquanto nadasse. Acima dos olhos ficavam duas estruturas ósseas, parecidas com as de um Alossauro. Suas garras eram curvas para facilitar a caça aos peixes.
Fontes:
- https://jurassicpark.fandom.com/pt-br/wiki/Baryonyx Acesso em: 20/08/2023
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Baryonyx Acesso em: 20/08/2023
- O Grande Livro dos Dinossauros p. 94 – 95 – Editora Camelot – Edição de 2021
- https://mundopre-historico.blogspot.com/2018/03/barionix.html Acesso em: 20/08/2023
-
Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ – Notas Sobre Spinosauridae (Theropoda, Dinosauria) p. 158 – 173 (PDF) Acesso em: 20/08/2023